Investimentos de mais de 3 milhões de reais vão garantir melhor segurança para quem trafega pelo trecho
O deputado Tiago Amaral (PSB) viabilizou junto ao Governo do Estado R$3.220.231,49 para a recuperação da estrada da Bratislava, com início na BR-369, até o Patrimônio Caramuru.
O convênio autorizando o repasse de recursos foi assinado no dia 18 de dezembro entre a secretaria de Infraestrutura e Logística, prefeitura de Cambé e deputado Tiago Amaral.
“É uma região que inicialmente era agrícola mas com a expansão urbana, o fluxo de pessoas só tende a aumentar. São estudantes e trabalhadores que dependem de um asfalto em boas condições, reduzindo o risco de acidentes”, explicou Tiago Amaral.
De acordo com o Secretário Municipal de Planejamento, Mário Vander, o processo de licitação começa no início de 2018.
A região do Caramuru tem mais de 70 anos. De acordo com a presidente da associação dos moradores e agricultores do Caramuru, Amanda Mologni, a reivindicação para recuperação da estrada é antiga. “O trecho entre o Bratislava e o Caramuru foi construído na época do ex-governador Jaime Lerner, e nunca teve nenhum tipo de recuperação depois disso. Hoje ela está em ruínas”, disse Mologni.
Ela também explicou que a recuperação da estrada trará vários benefícios à região. “A recuperação vai trazer segurança aos moradores, produtores rurais, turistas e ciclistas da nossa região”, afirmou.
Segundo o prefeito José do Carmo, com as estradas recuperadas, a segurança do tráfego na região vai melhorar. “Da forma como está são inúmeros acidentes que acontecem ali. Uma estrada bem pavimentada e sinalizada garante a segurança dos usuários, que utilizam para ir e voltar do trabalho ou dos estudos, principalmente à noite”, explicou o prefeito.
Passarelas na PR-445
Outro investimento importante para a segurança dos moradores é a construção de passarelas na PR-445, que soma quase R$ 1,9 milhão. A assinatura da ordem de serviço foi na segunda-feira (18). As obras começam no início de janeiro, e o prazo de conclusão é de seis meses. Serão três passarelas: uma em Cambé, próxima ao Supermercado Tonhão, e duas em Londrina – uma próxima ao IAPAR, e outra em frente ao terminal do Acapulco.
“Com a duplicação da PR-445, a velocidade dos carros aumentou. A obra – necessária para o desenvolvimento da região – trouxe a necessidade da construção de passarelas para dar segurança aos moradores da região que precisam atravessar a rodovia”, comentou Tiago Amaral.
Com informações da PMC
Foto Jorge Woll/DER