Instituição se destaca com uma das notas mais altas no IDEB do Ensino Médio
Uma conquista importante para a educação, bem como para a segurança pública de Londrina, está completando 6 anos. É a criação do Colégio da Polícia Militar, no Jardim Leonor. A demanda foi encampada pelo deputado estadual Tiago Amaral (PSD), que passou mais de um ano mantendo conversas com o comando da Polícia Militar, o Núcleo Regional de Educação e o Governo do Estado, para assegurar a implantação.
Outra fase importantíssima foi a apresentação do modelo a pais, alunos e lideranças, para ouvir a comunidade e saber se ela concordava com a mudança do então Colégio Estadual São José para Colégio da Polícia Militar. Foi uma reunião que contou com a participação de mais de 200 pessoas. Tiago Amaral levou de Curitiba a Londrina os responsáveis pelo CPM da capital, para conversar e tirar dúvidas. Logo depois, houve a ida de uma comitiva de 40 pais, mães, alunos e representantes da comunidade escolar a Curitiba, para conhecer a estrutura e a metodologia de ensino.
Londrina, primeira cidade do interior a ter CPM
Feitos todos os esclarecimentos, a proposta foi aprovada por unanimidade e o então governador Beto Richa assinou o decreto de criação, em 24 de novembro de 2017. O prédio do colégio passou por uma ampla reforma, que custou R$ 760 mil na época – recursos obtidos com a intermediação do deputado Tiago Amaral junto ao Governo do Estado.
Até então, apenas Curitiba tinha uma unidade da instituição. Londrina foi a primeira cidade do interior, abrindo caminho para que outros seis municípios também tivessem a conquista – inclusive, Cornélio Procópio e Maringá, na nossa região.
A experiência da implantação em Londrina foi toda na base do diálogo, como lembra o deputado Tiago Amaral: “Foi uma construção feita com a comunidade. Então, o primeiro passo foi não tirar a comunidade de lá. Diretoria, professores, alunos e toda a comunidade foram consultados”, explica.
Nota mais alta que a média estadual
Quando a comunidade foi conhecer o CPM Curitiba, em 2017, uma reportagem publicada pela Folha de Londrina destacou a opinião do estudante Matheus Kalizak: “É um novo jeito que a educação vai chegar, com mais força e qualidade, mais oportunidades. A gente vê em notas e provas que o colégio de Curitiba é muito bom e acredito que lá em Londrina também vai ser”.
Previsão mais do que acertada! Desde os primeiros meses de funcionamento, o CPM Londrina, que hoje tem em torno de 780 alunos, se destaca nos índices de qualidade da educação.
A partir da gestão do governador Ratinho Junior, desde 2019, o CPM Londrina recebeu novos investimentos e se consolidou com uma educação de excelência, que mescla disciplina, conteúdo e responsabilidade, com resultados cada vez melhores.
Em 2022, o desempenho dos alunos colocou a instituição em 2º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dentre todas as instituições de Ensino Médio da Rede Estadual do Paraná, com nota 6,3. Para se ter uma ideia da importância desse resultado, é só ver que a média do Estado todo, que é a melhor entre as redes estaduais do país, foi de 4,6. Já no ranking do Ensino Fundamental (anos finais), o CPM Londrina conquistou a terceira colocação, com nota de 6,9.
“Um dos melhores colégios do Estado”
E basta olhar no Google para ver dezenas de comentários positivos da comunidade sobre o Colégio da Polícia Militar de Londrina. Neida Ramos escreveu: “Sou mãe de aluna do colégio e sou imensamente grata por esse privilégio, só tenho a agradecer!!”
Conforme Helcio Mori, é “um dos melhores colégios do Estado. Professores e profissionais de respeito. Alunos educados, instalações bem cuidadas, valorizando a região e trazendo benefícios a todos cidadãos”.
A estudante Giovana Manzali disse: “Adoro o 2º CPM. É uma das melhores experiências que se pode ter”. Assim também é a linha de pensamento da aluna Layane Cristina: “Foi uma experiência incrível e esse ano será mais incrível ainda, melhor colégio”.
O deputado estadual Tiago Amaral define de maneira bem clara: “O Colégio da Polícia Militar é o maior projeto social que eu conheço. Por isso, lutei tanto para trazer a primeira unidade para o interior do Estado, começando por Londrina. Acima de tudo, esse colégio tem duas grandes marcas: a excelência no ensino e a formação de verdadeiros cidadãos”, afirma.
Como funciona o Colégio da Polícia Militar
- A gestão é da Policia Militar
- A seleção dos alunos é feita por concurso
- A grade curricular é a mesma da rede estadual
- Os professores são da rede estadual de ensino
- Os alunos não precisam seguir a carreira militar
- O ensino é gratuito
- As inscrições para o processo seletivo de 2024 terminaram no início de outubro. As provas foram no dia 19/11 e a lista dos aprovados terá divulgação até o dia 13/12