Anúncio foi feito pelo deputado Tiago Amaral, durante prestação de contas na SRP
O ano de 2024 promete começar bem, com impulso para a economia de Londrina e região. A lei que dá benefícios para a instalação de indústrias de eletroeletrônicos, telecomunicação e informática no Norte do Paraná vai ser regulamentada.
A assinatura do decreto de regulamentação foi confirmada pelo governador Ratinho Junior ao deputado estadual Tiago Amaral (PSD), que fez o anúncio nesta quinta (14/12), durante uma reunião de prestação de contas dos deputados estaduais na Sociedade Rural do Paraná, em Londrina.
A lei 21.341/22 corrige uma injustiça, que era a concessão dos benefícios apenas para a região Sudoeste. Tiago Amaral, que foi o relator da proposição na Assembleia Legislativa do Paraná, conta como foi o processo: “Havia bastante resistência em ampliar os incentivos dessa lei, que estavam restritos a alguma poucas cidades de apenas uma região. Então, foi um trabalho árduo, ouvindo todas as partes envolvidas, fazendo toda a articulação com o Governo Estadual, até que conseguimos a aprovação e a sanção da lei, em dezembro de 2022”, lembra o deputado.
Novas empresas vão gerar empregos
Com a regulamentação, a lei passa a funcionar na prática. Segundo informações de especialistas do setor, já haveria várias industrias de tecnologia e inovação, com alto valor agregado, só esperando a assinatura do decreto para se instalar nas cidades beneficiadas.
O deputado estadual Tiago Amaral explica o que isso significa na prática: “Novas empresas vão se instalar em Londrina e região e gerar muitos empregos. E serão empregos de qualidade, que vão oferecer grandes oportunidades para os nossos jovens. Ou seja, a gente não vai mais perder para São Paulo os profissionais formados na UEL e nas nossas instituições de ensino”, acredita.
A lei é classificada como a melhor do Brasil em inovação e atratividade e deve elevar o Paraná a um outro patamar para atração de empresas de alto valor agregado. “Londrina é uma cidade inovadora, com um ecossistema que é referência hoje no Brasil. Então, essa lei é estratégica. Vai ser uma grande oportunidade de geração de empregos, renda e riquezas, além de consolidar todo o Norte do Paraná como referência nacional em inovação”, comemora Tiago Amaral.

Prestação de contas
No evento na Sociedade Rural, o deputado estadual Tiago Amaral, presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná, prestou contas das realizações do mandato. Também participaram os deputados Tercílio Turini, Cobra Repórter e Cloara Pinheiro.
Tiago Amaral, reeleito em 2022 com mais de 112 mil votos, falou sobre as ações focadas em quatro pilares: saúde, educação, segurança pública e desenvolvimento.
Na saúde, o deputado conquistou recursos para construções, reformas e compra de equipamentos e veículos para Unidades de Saúde e hospitais da região, como Santa Casa de Londrina e Hospital Universitário, entre outros. Para o HU, a conquista mais recente que teve o apoio de Tiago Amaral foi a implantação da nova maternidade, que começou a atender em novembro, com UTI neonatal e atendimento mais humanizado às gestantes de alto risco.
Na área de educação, o grande destaque é o Colégio da Polícia Militar de Londrina, que completou 6 anos de criação em novembro. Tiago Amaral recordou a luta para garantir o primeiro Colégio da PM no interior do Paraná. Ele destacou os grandes resultados na qualidade do ensino, que deram ao CPM Londrina a segunda colocação no ranking do Ensino Médio no IDEB do Paraná em 2022, com média acima de toda a rede estadual.
Todos os esforços na mesma direção
Para a segurança pública de Londrina e região, a reorganização da Polícia Militar, concretizada em 2022, segue gerando frutos, como a maior proximidade da população e a redução nos índices de criminalidade em 2023. Tiago Amaral teve papel decisivo na criação do 30º Batalhão em Londrina e da 11ª Companhia em Cambé, uma demanda regional, dialogada com os municípios e articulada com o governador Ratinho Junior.
Outro forte trabalho do deputado estadual Tiago Amaral é para o desenvolvimento de Londrina e região, ancorado na Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná. Criada em 2017, por iniciativa de Tiago Amaral, a Comissão une entidades da sociedade civil organizada e as instâncias governamentais, com foco total em destravar obras necessárias.
“Faltava uma capacidade de integração, de colocar todos os esforços na mesma direção, falando a mesma língua. Porque a coisa mais difícil é lutar para ter um pedaço do orçamento público. Para isso, é preciso mostrar exatamente o que se quer. É isso que a Comissão de Infraestrutura faz”, explica Tiago Amaral.
Entre as conquistas mais recentes, estão o início das obras do Viaduto da PUC, na BR-369, em Londrina, e a decisão do Governo do Estado em assumir a totalidade da duplicação da PR-445, incluindo o trecho entre Irerê e Lerroville, que tem cerca de 25 quilômetros. De acordo com o deputado estadual Tiago Amaral, “a Comissão de Infraestrutura lutou para que a obra não ficasse para a futura concessionária do pedágio, senão nossa região teria que esperar ainda mais”.
