Empresas de tecnologia geram empregos com remuneração maior e mais desenvolvimento para a cidade
A Tata Consultancy Services (TCS), líder global em tecnologia, anunciou recentemente a expansão da operação em Londrina. A empresa indiana planeja alcançar 5 mil empregos nos próximos anos. O salário médio passa de R$ 7 mil.
A TCS é apenas uma das muitas empresas de Tecnologia da Informação (TI) que estão investindo em Londrina. O avanço do setor de inovaççao é impulsionado pela presença de universidades de renome, como a UEL, a UTFPR e a PUC, e por um ecossistema favorável.
E isso tem tudo a ver com o trabalho do deputado estadual Tiago Amaral (PSD), pré-candidato a prefeito de Londrina:
“Londrina é uma cidade inovadora, com um ecossistema que é referência hoje no Brasil”.
Conheça agora três ações de Tiago Amaral que ajudaram a impulsionar o setor de inovação em Londrina!

1. Benefícios fiscais para empresas de Londrina
Desde 2019, o deputado Tiago Amaral encabeçou a luta para corrigir uma injustiça contra Londrina: a lei estadual 14.895/2005 dava benefícios fiscais apenas para empresas de tecnologia de Foz do Iguaçu e municípios da região Sudoeste.
Tiago Amaral fez um grande trabalho de articulação, a pedido de representantes do setor, entre eles, o Núcleo de Desenvolvimento Empresarial de Londrina, que há anos reivindicavam o benefício.
Relator da proposição na Assembleia Legislativa do Paraná, Tiago Amaral conta como foi o processo:
“Havia bastante resistência em ampliar os incentivos dessa lei, que estavam restritos a algumas poucas cidades de apenas uma região. Então, foi um trabalho árduo, ouvindo todas as partes envolvidas. Dialoguei com o Governo, expliquei que Londrina merecia o mesmo direito. Foi uma grande articulação, até conseguir a aprovação da mudança na lei”.
Assim, Tiago Amaral conseguiu garantir a inclusão de Londrina nos benefícios fiscais para empresas de eletroeletrônicos, telecomunicações e de informática.
Por que isso é importante
A lei 21.341/22 foi regulamentada em março pelo governador Ratinho Junior e deu origem ao programa ICMS Paraná Inovador.
Tiago Amaral explica o que isso significa na prática:
“Novas empresas vão se instalar em Londrina e região. E as empresas já instaladas poderão se expandir, como a TCS, por exemplo. Teremos novos empregos e serão empregos de qualidade, que vão oferecer grandes oportunidades para os nossos jovens. Ou seja, a gente não vai mais perder para São Paulo os profissionais formados nas nossas instituições de ensino”.

2. Modernização da Lei de Inovação
Além da inclusão de Londrina na lei que concede benefícios fiscais às empresas de tecnologia e inovação, o deputado Tiago Amaral também atuou na modernização da Lei de Inovação do Paraná, uma lei de 2012, que estava ultrapassada.
A mudança foi fruto de um trabalho intenso desde 2017, a partir da Comissão de Revisão Legislativa, criada e presidida por Tiago Amaral. O deputado relembra:
“Debatemos, recebemos sugestões e construímos propostas, que entregamos à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e ao Governo do Estado”.
Por que isso é importante
Em 2021, a nova legislação foi sancionada e reduziu as barreiras entre os setores público e privado. Também deu apoio a microempresas e startups e permitiu contratos de transferência de tecnologia e compartilhamento de infraestrutura entre instituições de ciência e tecnologia.
Essa atualização fortalece o ecossistema de inovação do Paraná, impulsionando o crescimento econômico em Londrina. A lei foi reconhecida internacionalmente como uma das melhores do mundo.

3. Recursos para finalizar o Tecnocentro
Outra ação importante de Tiago Amaral foi a ajuda para a conclusão do Tecnocentro, a casa da inovação em Londrina. O deputado articulou junto ao Governo do Estado a liberação de R$ 3 milhões, a fundo perdido, para finalizar a obra.
O prédio de 3 mil metros quadrados, localizado no Parque Tecnológico Francisco Sciarra, foi inaugurado em maio de 2022. Veio para consolidar Londrina e região como referência nacional em inovação. É um hub com laboratórios e empresas, pensado para unir aceleradoras, startups e profissionais liberais, para transferência de conhecimento, estímulo ao empreendedorismo e geração de empregos, renda e riquezas.
Por que isso é importante
O deputado estadual Tiago Amaral explica:
“O Tecnocentro era uma obra esperada há mais de 20 anos, que nós conseguimos tornar realidade. É a realidade do agora e também do futuro. É um local para pensar, pesquisar, produzir e fazer o amanhã, com base no avanço tecnológico e econômico de Londrina. Benefício enorme para quem vive aqui”.

Trabalho de Tiago Amaral tem reconhecimento
A atuação do deputado Tiago Amaral no âmbito da inovação é um importante passo para o desenvolvimento econômico de Londrina.
Por conta disso, Tiago Amaral recebeu, em novembro de 2018, uma homenagem do Arranjo Produtivo Local (APL) de Tecnologia da Informação de Londrina e Região, que promove o desenvolvimento e a competitividade do setor. A entidade representa mais de 2.300 empresas.
O reconhecimento teve também a participação da CINTEC (Central de Inovação, Desenvolvimento e Negócios Tecnológicos) e do TI Paraná (Sindicato da Indústria de Tecnologia da Informação do Paraná).